MPT apresenta a exposição fotográfica “Trabalhadores” em Belém e Marabá

Estação das Docas e Pátio Marabá receberão fotos, dentro das ações nacionais do Abril Verde, mês dedicado à saúde e segurança no trabalho.

Só no Pará, de 2012 a 2017, foram emitidas mais de 54.600 Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs). É como se ocorresse um acidente a cada 1h 0m 35s no Estado. No topo do ranking, estão os acidentes com laceração, ferida, contusa ou punctura com 13.265 casos (25,51%). Depois, aparecem os acidentes com fratura, com 8.604 ocorrências (16,55%). Em terceiro lugar, os acidentes com contusão ou esmagamento surgem com 6.554 notificações (12,6%), seguidos dos acidentes com amputação ou enucleação. No mesmo período, ocorreram 435 mortes acidentárias.

Dados como esses, que podem ser acessados no Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, smartlab feito a partir de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, demonstram o porquê de se dedicar um mês inteiro a discutir a saúde e a segurança laborais. Na esteira do 28 de Abril, dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, nasce o Abril Verde com a missão de chamar a atenção da sociedade para a prevenção de acidentes e proteção do trabalhador.

Abraçando a causa, o Ministério Público do Trabalho realiza nas suas 24 regionais, em todo Brasil, várias ações relativas ao tema. Uma delas é a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que será aberta ao público nos próximos dias em Belém e Marabá.

Exposição “Trabalhadores” na Estação das Docas

De 22 a 29 de abril, a Estação das Docas (Armazém 2) em Belém recebe a exposição fotográfica “Trabalhadores”, que traz 13 imagens de locais de trabalho em setores como construção civil, fabricação de telhas de amianto, agropecuária e atividades portuárias. Os registros são de André Esquivel, do livro Trabalho, e de Marlene Bergamo, Tibério França, Walter Firmo e Geyson Magno, da obra O Verso dos Trabalhadores.

A exposição também passou pelo Senado, Câmara dos Deputados, Tribunal Superior do Trabalho, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, além de shoppings e diversos órgãos públicos do território nacional.

Exposição “Trabalhadores” no Pátio Marabá

Uma outra versão da Exposição “Trabalhadores” também será abertaao público em Marabá, sudeste do Estado. 25 imagens sobre a realidade laboral brasileira, de autoria de Geyson Magno, André Esquivel e Walter Firmo, extraídas dos livros “Trabalho” e “O Verso dos Trabalhadores”, publicados pelo MPT, ficarão expostas no Shopping Pátio Marabá de 23 a 29 de abril, no 3º piso do estabelecimento.

Ministério Público do Trabalho
Assessoria de Comunicação

Imprimir